Microcurso 4: Integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde

Banner_Microcurso4

DESCRIÇÃO

O mundo está integrado pela internet e chegou a hora do Brasil conectar os atores da saúde. A solução tecnológica para tal, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), já está disponível.

A principal finalidade da RNDS é promover a interoperabilidade da informação em saúde, visando a continuidade do cuidado do usuário, qualquer que seja o instante, em qualquer lugar do Brasil.

A RNDS oferece serviços para a interoperabilidade de dados entre diferentes estabelecimentos de saúde, em todo o território nacional. É por meio dela que um estabelecimento de saúde disponibilizará a informação que será consumida por outro estabelecimento, em benefício do usuário (paciente).

Por se tratar de uma demanda nacional, este microcurso visa contribuir com a qualificação da formação de integradores aptos a desenvolver software para a conexão com a RNDS. Sendo, portanto, função dos integradores (desenvolvedores de software) criar o software que conectará um sistema de informação em saúde com a RNDS.

Período de matrícula: 11/08/22 a 30/11/23.

Faça sua matrícula!

Uma parceria entre:

• Universidade Federal de Goiás:
    • Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG (CGIS-UFG)
    • Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS-UFG)
    • Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (LAPEI-UFG)
  • Ministério da Saúde:
    • Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS-MS)
    • Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS-MS)
    • Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS-MS)

• Geral:

• Orientar a criação de um software que permita a troca (envio e recebimento) de informação em saúde com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

• Específicos:

• Compreender a importância da integração com a RNDS;

• Descrever os elementos básicos, assim como os detalhes do processo de credenciamento da integração;

• Listar as etapas para garantia da integração com a RNDS, em conformidade com os padrões adotados pelo Ministério da Saúde;

• Reconhecer os elementos necessários para a criação de um software que permita a interoperabilidade da informação em saúde com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

METODOLOGIA

• Formato: Ensino à Distância (curso 100% online)

• Nível: Educação Profissional e Tecnológica

• Modalidade: Qualificação Profissional

• Abordagem: Autoinstrucional (todas as atividades serão desenvolvidas pelo aluno sem o apoio de um tutor, preceptor ou professor) e microaprendizagem (conteúdo curto)

• Público-alvo:

• Desenvolvedor de software que atua na área da saúde. Necessita ter conhecimentos em linguagem de programação (Java e JavaScript ou outra); noções de projeto (design) de software; orientação a objetos; UML - Unified Modeling Language; manipulação de documentos JSON; e, facilidade para instalação de programas e uso de aplicativos, via linha de comandos.

• Pré-requisito: Ser desenvolvedor de software
  • Carga-horária: 30h
  • Período de matrícula: 11 de agosto de 2022 à 30 de novembro de 2023

• Data limite para conclusão: 31 de dezembro de 2023