Microcurso 5 - Governança em Saúde Digital no mundo e no Brasil

Banner do microcurso 5 (Governança em saúde digital no mundo e no Brasil). "Governança é diferente de gestão. Mas, o que será governado pela governança em Saúde Digital?"

A governança é a forma como as regras, normas e ações são estruturadas, sustentadas, reguladas e responsabilizadas com ética e transparência. A governança de saúde digital refere-se à estrutura de gestão robusta e de alto nível que organiza as ações, forma e capacita recursos humanos, providencia recursos materiais, promove e garante aderência aos aspectos éticos e legais, delega poderes e cobra resultados. Além disso, a governança identifica, coordena e monitora o progresso das atividades fundamentais para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na produção e disponibilização de informações confiáveis sobre o estado de saúde para quem precisa, no momento que precisa (Saúde Digital).

Assim, a governança está incluída na estrutura de gestão da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28), a qual possui um Plano de Ação, com a execução de atividades organizadas em torno de três eixos e sete prioridades, e um Plano de Monitoramento e Avaliação, com atividades organizadas em torno de duas grandes prioridades.

Este Microcurso faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG), que compõe as ações de governança da ESD28 para a formação de recursos humanos, em particular, os profissionais e gestores do SUS, para atuarem de forma efetiva, na utilização das ferramentas disponibilizadas pela referida ESD28, com destaque para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Período de matrícula: 17/11/22 a 30/11/23.

• Promover o entendimento dos conceitos de governança em geral e de Saúde Digital em particular, explorando as dimensões cobertas pela governança, a complexidade dos ambientes heterogêneos, a necessidade de gestão do Plano de Ação (e não apenas de projetos específicos), e a necessidade de um Plano de Monitoramento e Avaliação robusto.

Conhecimento:

• Conhecer Modelos de Governança de Saúde Digital;
  • Conhecer formas de estabelecer prioridade para o engajamento dos stakeholders;
  • Conhecer as necessidades prioritárias de governança da ESD28;
  • Conhecer modelos de monitoramento e avaliação de Saúde Digital;
  • Conhecer instrumentos formais e informais de governança da Saúde Digital.

Habilidades:

• Identificar a relevância da governança em situações específicas;
  • Conscientizar-se da importância da governança de saúde digital para a que a ESD28 atinja seus objetivos;
  • Estar atento às inovações e tendências em governança da saúde digital no Brasil e no mundo;
  • Identificar problemas ocasionados pela falta de governança e formas de superá-los.

Atitudes

• Contribuir para o fortalecimento da governança de iniciativas de Saúde Digital em todos os níveis, buscando alinhá-las com as prioridades da ESD28.

• Período de matrícula: 17 de novembro de 2022 a 30 de novembro de 2023

• Principais conceitos sobre governança em saúde digital.
    • Governança no Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde Digital (PAM&A).
    • Melhores práticas para governança de saúde digital no mundo e no Brasil.
    • Modelo de governança.
    • Modelos internacionais de governança em saúde digital.
    • Avaliação do microcurso e avaliação de satisfação do participante.