Microcurso 7 - Sistema de saúde brasileiro

Banner Micro 7

DESCRIÇÃO

A implementação da Saúde Digital no Brasil inclui um conjunto de ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Essas ações só terão a efetividade esperada na melhoria da qualidade da atenção à saúde se profissionais e gestores de saúde estiverem capacitados e sensibilizados para utilizá-las adequadamente.

Este Microcurso faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG). A sua oferta foi motivada pela necessidade de proporcionar a gestores, profissionais de saúde e profissionais da tecnologia da informação em saúde conhecimentos estruturais a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) para que consigam associar princípios e diretrizes, políticas e Redes de Atenção no SUS à concepção de Saúde Digital para o desenvolvimento de habilidades, tanto no manuseio de TIC no contexto de assistência e gestão, quanto para orientação e engajamento do indivíduo no uso das mesmas.

Período de matrícula: 17/11/22 a 30/11/23.

botao

Uma parceria entre:

• Universidade Federal de Goiás:
    • Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG (CGIS-UFG)
    • Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS-UFG)
    • Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (LAPEI-UFG)
  • Ministério da Saúde/Secretaria Executiva:
    • Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS-MS)
    • Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS-MS)
    • Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS-MS)
  • Geral:

• Promover o aprimoramento e/ou a qualificação no contexto das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em saúde, com vistas à melhoria dos processos de trabalho, de gestão e da qualidade da atenção à saúde no SUS.

• Específicos:
  • Descrever os princípios, diretrizes, estrutura e organização do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS).
  • Definir as políticas públicas relacionadas com a Saúde Digital.
  • Apontar o caminho do usuário do SUS na Rede de Atenção à Saúde.
  • Identificar  os tipos de tecnologias digitais no âmbito do SUS.
  • Reconhecer os princípios, diretrizes, estrutura e organização do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) no processo de trabalho.
  • Relacionar  os  principais eixos das políticas públicas com o uso das tecnologias digitais do SUS.
  • Apresentar o caminho do usuário do SUS na Rede de Atenção à Saúde.
  • Especificar os tipos de tecnologia digitais no âmbito do SUS.
  • Aplicar os princípios, diretrizes, estrutura e organização do Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS) no  processo de trabalho.
  • Promover o engajamento dos usuários com o uso das tecnologias digitais do SUS  no contexto das políticas públicas
  • Orientar o usuário a percorrer a Rede de Atenção à Saúde de acordo com suas necessidades.
  • Manipular algumas tecnologias digitais disponíveis no âmbito do SUS.

METODOLOGIA

• Formato: Ensino à Distância (curso 100% online)

• Nível: Educação Profissional e Tecnológica

• Modalidade: Qualificação Profissional

• Abordagem: Autoinstrucional (todas as atividades serão desenvolvidas pelo aluno sem o apoio de um tutor, preceptor ou professor) e microaprendizagem (conteúdo curto)

• Público-alvo:

• Gestores municipais e estaduais de saúde; Profissionais de saúde nível médio ou superior, preferencialmente àqueles que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde; Profissionais da tecnologia da informação em saúde.
    • Demais interessados no tema.

• Carga-horária: 10h

• Período de matrícula: 17 de novembro de 2022 a 30 de novembro de 2023

• Data limite para conclusão: 31 de dezembro de 2023

• Certificado de conclusão: Será emitido com a chancela da UFG, via Plataforma AROUCA

• Conteúdo programático:

• História da saúde pública no Brasil;
    • O SUS e a efetivação do direito humano à saúde;
    • Percurso do usuário na Rede de Atenção à saúde
    • Manejo de tecnologias
    • Princípios, diretrizes, estrutura e organização do Sistema Único de Saúde Brasileiro:
    • Redes de Atenção à Saúde e políticas públicas:
    • Incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do SUS:
    • Avaliação do Microcurso e avaliação de satisfação do participante.
    • Orientações sobre o acesso ao certificado.

ReguaPatrocinadores01-2023