Microcurso 8 - Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino em saúde

banner micro 8

A implementação da Saúde Digital no Brasil inclui um conjunto de ações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Essas ações só terão a efetividade esperada na melhoria da qualidade da atenção à saúde se profissionais e gestores de saúde estiverem capacitados e sensibilizados para utilizá-las adequadamente.

Este Microcurso faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG). É um microcurso que visa apresentar e instrumentalizar o público-alvo, a respeito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para apoiarem na educação em saúde, com vistas a promover melhoria nos processos de trabalho, bem como colaborar com os gestores para a escolha das ferramentas que possam subsidiar as ações de educação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Período de matrícula: 17/11/22 a 30/11/23.

• Conhecer e discutir o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em saúde, com vistas à melhoria dos processos de trabalho, de gestão e da qualidade da atenção à saúde no SUS.

• Conhecer tecnologias digitais que favoreçam a efetividade de ações educativas em saúde;
    • Compreender os processos para o uso de recursos de TDIC em saúde, para a melhoria da qualidade do atendimento longitudinal ao cidadão, envolvendo a troca efetiva de informações confiáveis e seguras e os avanços tecnológicos mais recentes.
    • Conscientizar-se da importância do uso de TDIC para a melhoria dos processos de trabalho, de gestão, da qualidade da assistência e educação na área da saúde;
    • Estar atento às inovações e tendências em saúde digital no Brasil e no mundo;
    • Identificar as tecnologias aplicáveis na prática profissional no ensino em saúde.
    • Adotar o uso de TDIC em sua prática profissional;
    • Socializar o conhecimento sobre possibilidades de aplicação das TDIC;
    • Motivar outros profissionais a utilizar e desenvolver TDIC de educação em saúde.

• Gestores municipais e estaduais de saúde; Profissionais de saúde nível médio ou superior, preferencialmente àqueles que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde; Profissionais da tecnologia da informação em saúde;

• Período de matrícula: 17 de novembro de 20221 à 30 de novembro de 2023

• Conceitos, diferenças e aplicações;
    • Conceitos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino em Saúde.
    • acesso e organização de materiais;
    • realização de atividades (síncronas e assíncronas);
    • avaliação da aprendizagem;
    • comunicação, monitoramento e acompanhamento.
    • Ensino remoto e ensino à distância:
    • Teoria da Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas.
    • Relação entre teorias cognitivas de aprendizagem e as tendências pedagógicas.
    • TDIC no ensino e na aprendizagem em saúde:
    • Avaliação do microcurso e avaliação de satisfação do participante