Microcurso 9 - Engajamento do paciente

banner micro 9

Este Microcurso faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás (UFG). A implementação da Saúde Digital no Brasil inclui um conjunto de ações expressas na Estratégia de Saúde Digital para Brasil 2020-2028 (ESD28). Para que tais ações promovam melhoria da qualidade da atenção à saúde é necessário que profissionais e gestores que atuam na área da saúde estejam orientados, sensibilizados e possuam ferramentas que permitam a promoção do engajamento do cidadão no uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) disponíveis no contexto do SUS.

Assim, no decorrer do microcurso, você conhecerá estratégias para o engajamento do paciente no uso das TICs, no contexto da Saúde Digital, fundamentadas em uma política transversal do SUS, a HumanizaSUS.

Período de matrícula: 17/11/22 a 30/11/23.

• Promover o aprimoramento e/ou a qualificação no contexto das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em saúde, com vistas ao engajamento do cidadão no uso dessas tecnologias na atenção à saúde.
  • Apontar os tipos de uso de tecnologias para a saúde digital na perspectiva do letramento em saúde.
  • Identificar ferramentas de tecnologias leves do cuidado que promovam uma relação de confiança entre profissionais que atuam na área da saúde e usuários do SUS.
  • Descrever boas práticas para o acesso às informações confidenciais.
  • Adquirir habilidades de tecnologias leves do cuidado que promovam uma relação de confiança entre profissionais que atuam na área da saúde e usuários do SUS.
  • Apresentar boas práticas para o acesso às informações confidenciais.
  • Aplicar tecnologias leves do cuidado na promoção de relação de confiança com usuários do SUS visando o engajamento dos mesmos no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em saúde.
  • Orientar os usuários do SUS a respeito das boas práticas para o acesso às informações confidenciais.

• Período de matrícula: 11 de novembro de 2022 à 30 de novembro de 2023

• Humanização do atendimento.
    • Relação de confiança entre profissionais de saúde e pacientes.
    • Boas práticas para o acesso às informações confidenciais.
    • O uso de tecnologias para a saúde digital na perspectiva do letramento em saúde.
    • Avaliação do microcurso e avaliação de satisfação do participante.