Microcurso 13 - Repositórios e sistemas de registro eletrônico em saúde

bannermicro13

A diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) da descentralização, bem como os princípios da utilização da informação para o estabelecimento das prioridades, organização dos serviços de saúde de modo a evitar duplicidade de esforços, e a divulgação das informações em saúde geradas enfrentam um grande desafio na sua implementação dada a complexidade desses processos em um país de dimensões continentais como o Brasil.

Transitar toda a informação em saúde de maneira rápida e segura, tanto no SUS quanto na rede complementar, requer esforços conjuntos de todos os profissionais de saúde, de tecnologia da informação e gestores. Nesse sentido, o conhecimento dessa complexa rede de informações por parte dos diversos atores envolvidos faz-se necessário para a consolidação dos princípios e diretrizes do SUS.

O Microcurso Repositórios e Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde fornece importantes conceitos e aplicações dos diferentes sistemas de registro e informação para os profissionais e gestores do SUS para que os mesmos estejam capacitados para desempenhar seu papel nessa complexa cadeia de transmissão de informações em saúde.

Período de matrícula: 26/01/23 à 30/11/23.

• Distinguir os principais conceitos sobre repositórios, prontuário eletrônico, registros eletrônicos, assim como os documentos clínicos do registro em saúde, formando profissionais nesta área essencial para o país.

• Compreender os principais conceitos e finalidade dos repositórios, prontuário eletrônico, registros eletrônicos em saúde.
  • Compreender a mudança de paradigma que envolve a diminuição do desenvolvimento de sistemas fragmentados em saúde e a possibilidade de trocar informações (interoperabilidade), a partir do RES.
  • Conhecer os modelos de informações clínicas, bem como sua aplicabilidade e importância para continuidade no cuidado do paciente.
  • Conhecer o modelo de certificação de sistemas de registro eletrônico em saúde da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e Conselho Federal de Medicina.
  • Identificar as informações do paciente e a documentação dos atendimentos prestados ao mesmo em sistema de informação em saúde.
  • Entender o uso de sistema de informação em saúde como meio de comunicação e tomada de decisão.

• Período de matrícula: 26 de janeiro de 2023 à 30 de novembro de 2023

• Data limite para conclusão: 31 de dezembro de 2022

• Repositório, Prontuário Eletrônico e Registro Eletrônico em Saúde
  • Documentos clínicos do Registro em Saúde:
  • Modelo de certificação de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde
  • Sistemas de informação em saúde
  • Avaliação do microcurso e avaliação de satisfação do participante
  • Orientações sobre o acesso ao certificado