Microcurso 21- LOINC

Banner_Arouca_Micro 21

É fundamental estabelecer um modelo semântico comum para que seja possível a troca de informações entre sistemas. Por exemplo, como o termo “Glicose” é definido em seu país ou instituição? O LOINC (Logical Observation Identifiers Names and Codes), criado em 1994, oferece esta padronização, usada primariamente para exames laboratoriais (ZUO et. al, 2021).

Na prática, trata-se de um banco de dados padronizado e universal utilizado por padrões de comunicação, como o HL7.

O uso de padrões para representação da informação se faz necessário, tanto para padronizar quanto para dar “semântica” aos dados que serão interoperados entre diferentes sistemas de informação em saúde (RAJPUT et. al, 2020).

Período de matrícula: 07/06/23 à 30/11/23.

• Conhecer o LOINC (Logical  Observation  Identifier  Names  and Codes) e o seu uso para interoperabilidade entre sistemas de informação em saúde, bem como a ferramenta RELMA  (Regenstrief  LOINC  Mapping Assistant) usada no mapeamento dos vocabulários para o LOINC.
    • Compreender a terminologia padronizada LOINC para identificação de medidas, observações e documentos de saúde.
    • Compreender a importância da terminologia LOINC para definição da interoperabilidade semântica entre diferentes sistemas de informação em saúde.
    • Compreender o fluxo da RELMA para apoio no mapeamento dos vocabulários para o LOINC.
    • Conseguir entender as formas de distribuição de novas versões de LOINC e RELMA.

• Profissionais da tecnologia da informação em saúde;

• Período de matrícula: 07 de junho de 2023 à 30 de novembro de 2023

• Definição, motivação e importância do LOINC.
    • Partes do LOINC e Padrões de Sintaxe e Semântica.
    • Recursos para o Mapeamento de Termos LOINC, Códigos locais para Códigos LOINC e Distribuição do LOINC.
    • Avaliação do microcurso e avaliação de satisfação do participante.