Microcurso 30 - Estratégia brasileira para a Saúde Digital: o que precisamos saber?

Banner_Arouca_Micro30

DESCRIÇÃO

A Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28), publicada por meio da Portaria GM/MS nº 3.632, de 21 de dezembro de 2020, visa sistematizar e consolidar o trabalho realizado ao longo dos últimos anos, materializado em diversos documentos, especialmente na Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), na Estratégia e-Saúde para o Brasil, publicada em 2017, e no Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2019-2023 (PAM&A).

A ESD28 está alinhada com a PNIIS, revisada e publicada por meio da Portaria GM/MS nº 1.768, de 30 de Julho de 2021. Ela apresenta uma Visão de oito anos (2020-2028), que é de fácil compreensão, inspiradora e conceitualmente robusta. Essa Visão foi elaborada a partir dos documentos acima citados, como também com base nos avanços obtidos pelos projetos que compõem o ConecteSUS: a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e o Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS).

Dessa forma, essa ação educacional visa capacitar e preparar os profissionais e gestores do sistema de saúde brasileiro para avançar na implementação da ESD28.

Período de matrícula: 11/08/22 à 30/11/23.

botao

Uma parceria entre:

• Universidade Federal de Goiás:
    • Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG (CGIS-UFG)
    • Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS-UFG)
    • Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (LAPEI-UFG)
  • Ministério da Saúde/Secretaria Executiva:
    • Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS-MS)
    • Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS-MS)
    • Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS-MS)

• Geral:

• Conhecer a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028, seu Plano de Ação com as 7 prioridades estabelecidas e o processo de Monitoramento e Avaliação necessários para o alcance da Visão Estratégica de Saúde Digital para o Brasil, com horizonte de oito anos.
  • Específicos:
    • Conhecer a Visão Estratégica de Saúde Digital.
    • Conhecer o Plano de Ação de Saúde Digital 2020-2028, elaborado em torno de três grandes eixos de ação e de sete prioridades.
    • Conhecer o Plano de Monitoramento e Avaliação (M&A) de Saúde Digital.

METODOLOGIA
  • Formato: Ensino à Distância (curso 100% online)

• Nível: Educação Profissional e Tecnológica e Pós-Graduação

• Modalidade: Qualificação Profissional

• Abordagem: Autoinstrucional (todas as atividades serão desenvolvidas pelo aluno sem o apoio de um tutor, preceptor ou professor) e microaprendizagem (conteúdo curto)

• Público-alvo:

• Profissional de saúde, gestor de saúde;
    • Profissional da tecnologia da informação que atua no setor da saúde;
    • Estudantes interessados pela temática.
  • Carga-horária: 40h

• Período de matrícula: 11 de agosto de 2022 à 30 de novembro de 2023

• Data limite para conclusão: 31 de dezembro de 2023

• Certificado de conclusão: Será emitido com a chancela da UFG, via Plataforma AROUCA da UNA-SUS.
  • Conteúdo programático:
    • Apresentação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028;
    • Visão Estratégia de Saúde Digital para o Brasil;
    • Plano de Ação para a Saúde Digital 2020-2028:
      • Prioridade 1 - Governança e liderança para a ESD;
      • Prioridade 2 - Informatização dos 3 níveis de atenção;
      • Prioridade 3 - Suporte à melhoria da atenção à saúde;
      • Prioridade 4 - O usuário como protagonista;
      • Prioridade 5 - Capacitação de recursos humanos;
      • Prioridade 6 - Ambiente de conectividade;
      • Prioridade 7 - Ecossistema de inovação.
    • Plano de Monitoramento e Avaliação (M&A) de Saúde Digital;
    • Avaliação do microcurso e avaliação de satisfação do participante;
    • Orientações sobre o acesso ao certificado.

ReguaPatrocinadores01-2023