Micro26 - Telessaúde

Banner_Arouca_Micro 26

DESCRIÇÃO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como instrumento político e estratégico no planejamento e no desenvolvimento de ações em saúde. Essas tecnologias, que vem mudando o mundo, também tiveram um impacto irreversível nos atuais modelos de oferta de cuidados em saúde.

As TICs carregam em si um enorme potencial para ajudar os países a enfrentar seus desafios na oferta de serviços de saúde acessíveis, de qualidade, e economicamente viáveis. Superando barreiras geográficas, essas tecnologias propiciam o acesso à saúde a grupos que tradicionalmente enfrentam dificuldades para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, como as comunidades rurais e carentes. Além de serem empregadas para prover saúde e cuidado social diretamente ao usuário, as TIC também vêm sendo utilizadas na educação continuada dos profissionais de saúde, na integração de sistemas visando a prevenção e promoção de saúde, e em aplicações administrativas (como a conexão eletrônica com serviços farmacêuticos).

Neste microcurso, você conhecerá um pouco sobre o que vem sendo feito em termos de telessaúde no mundo e no Brasil, e poderá refletir sobre as fortalezas e desafios dessa prática. Também conhecerá as características do Programa Telessaúde Brasil Redes, que visa a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no SUS, integrando educação permanente e apoio assistencial por meio das TIC.

Período de matrícula: 01/12/22 à 30/11/23.

botao

Uma parceria entre:

• Universidade Federal de Goiás:
    • Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG (CGIS-UFG)
    • Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS-UFG)
    • Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (LAPEI-UFG)
  • Ministério da Saúde/Secretaria Executiva:
    • Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS-MS)
    • Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS-MS)
    • Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS-MS)

• Geral:

• Promover a qualificação no contexto de Telessaúde, apresentando seus principais campos de atuação,  impactos, limitações e resultados para o setor da saúde no Brasil.
  • Específicos:
    • Conhecer os conceitos e a trajetória histórica da telessaúde no Brasil.
    • Compreender as principais aplicações da Telessaúde no mundo e no Brasil.
    • Reconhecer os campos de atuação da telessaúde: teleconsultoria, telediagnóstico, segunda opinião formativa, telemonitoramento, telerregulação e teleducação.
    • Conhecer o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e seus núcleos.
METODOLOGIA
  • Formato: Ensino à Distância (curso 100% online)

• Nível: Educação Profissional e Tecnológica e Pós-Graduação

• Modalidade: Qualificação Profissional

• Abordagem: Autoinstrucional (todas as atividades serão desenvolvidas pelo aluno sem o apoio de um tutor, preceptor ou professor) e microaprendizagem (conteúdo curto)

• Público-alvo:

• Gestores municipais e estaduais de saúde;
    • Profissionais de saúde nível médio ou superior, preferencialmente àqueles que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde;
    • Profissionais da tecnologia da informação em saúde;
    • Demais interessados pelo tema.
  • Carga-horária: 10h

• Período de matrícula: 01 de dezembro de 2022 à 30 de novembro de 2023

• Data limite para conclusão: 31 de dezembro de 2023

• Certificado de conclusão: Será emitido com a chancela da UFG, via Plataforma AROUCA da UNA-SUS.
  • Conteúdo programático:
    • Conceitos e trajetória histórica da telessaúde no Brasil.
    • Campos de atuação da telessaúde: teleconsultoria, telediagnóstico, telemonitoramento, telerregulação e teleducação.
    • Aplicações da telessaúde no Brasil e no mundo e o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.
    • Avaliação do microcurso e avaliação de satisfação do participante
    • Orientações sobre o acesso ao certificado

ReguaPatrocinadores01-2023